1.6.07

degelo glacial tibetano causará 'crise hídrica'

PEQUIM - O acelerado degelo das geleiras do planalto tibetano, provocado pelo aquecimento global, coloca em risco o suprimento de água de milhões de pessoas na China e no sudeste asiático, alertou nesta quarta-feira o Greenpeace. Isso por que são as geleiras de Qinghai-Tibet, que alimentam os grandes rios da Ásia, entre eles o Amarelo, o Yangtzé, o Mekong e o Ganges, em cujas margens vivem centenas de milhões de pessoas, de acordo com Li Yan, responsável pela campanha do grupo na China.
Segundo ela, o contínuo aumento das temperaturas no Everest - que chega a 0,4 graus por década, o dobro da média chinesa e o triplo da mundial - apressa o derretimento da neve e sua evaporação. A alteração do ritmo natural de degelo e a conseqüente acumulação de água das geleiras nos "lagos instáveis" que se formam e que acabam transbordando já se constituem grandes ameaças para a vida dos que vivem rio abaixo.
"O inverno é agora tão quente quanto o verão e não há gelo", diz em um vídeo divulgado pelo Greenpeace um monge tibetano que há 20 anos vive em um monastério ao lado da geleira Rongbuk.
Os resultados do estudo se seguem a três expedições realizadas por membros do grupo ecologista à região, nos últimos meses. O atual nível das geleiras tibetanas foi comparado com fotografias tiradas na região há quase quatro décadas.
“ Uma grande parte da geleira Rongbuk, a maior do monte Everest, desapareceu. Isso é uma séria advertência ”
"Uma grande parte da geleira Rongbuk, a maior do monte Everest, desapareceu. Isso é uma séria advertência. Devemos agir imediatamente ou a maioria das geleiras desaparecerão nas próximas décadas", disse Li.
Os ecologistas observaram "o mesmo drástico degelo" na região onde nasce o rio Amarelo, também no planalto tibetano, e notificaram o desaparecimento das outrora características torres de gelo da região.
Para combater o problema, o Greenpeace pressionou o governo chinês a reduzir as emissões de dióxido de carbono e adotar uma "revolução" baseada nas energias renováveis. Segundo o último informe da ONU, citado pelo grupo ecologista, caso seja mantido o atual ritmo anual de aquecimento global, 80% das geleiras do Himalaia terão derretido em 30 anos, o que ameaçará o suprimento de água de um sexto da população mundial.
Outros estudos são mais otimistas. Segundo a Avaliação de Mudanças Climáticas da China, em 2050, cerca de 27% das geleiras do planalto tibetano terão derretido.

Nenhum comentário: