5.6.07

greenpeace e o dia do meio ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente deste ano, o Greenpeace convidou a população de grandes cidades brasileiras a usar a cabeça e ajudar a salvar o clima do planeta, participando da Volta pelo Clima. As pessoas participaram de bicicleta, skate, patins ou caminhando. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento em Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre e São Paulo. Devido ao mau tempo, o evento foi adiado no Rio de Janeiro e terá uma segunda edição em São Paulo. As datas ainda estão sendo confirmadas.

O evento fez parte da campanha Mude o Clima!, que o Greenpeace desenvolve para mobilizar a população no combate ao aquecimento global. “Estou aqui, mesmo debaixo de chuva, pois acho fundamental mostrar para as pessoas que todos nós precisamos fazer um esforço individual para combater as mudanças climáticas, economizando energia, deixando o carro em casa, optando por meios de transporte alternativos. Acredito que a os jovens de hoje tem que encarar o desafio das mudanças climáticas", afirmou Renata Martins, 22 anos, que participou da Volta pelo Clima em São Paulo.

“As grandes cidades sofrem cada vez mais com o trânsito caótico e a poluição do ar, por isso devemos mudar os hábitos de transporte agora, para não sofrermos ainda mais no futuro. Ciclovias e arborização são medidas práticas que estão ao nosso alcance e que devemos exigir do poder público”, disse Marcelo Marquesini, da campanha da Amazônia do Greenpeace.

Durante o evento, voluntários da organização distribuíram dicas ecológicas como economizar água e eletricidade, combater o desmatamento da Amazônia, reciclar o lixo, dar preferência aos meios de transporte coletivo e a produtos que usem energia de forma eficiente, como as lâmpadas fluorescentes.

“Foi uma oportunidade para as pessoas entenderem melhor o que cada um de nós pode fazer para ajudar no combate ao aquecimento global. Com este evento, conseguimos envolver as pessoas de maneira concreta, incentivando-as a adotarem mudanças positivas de comportamento no seu dia-a-dia”, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de clima e energia do Greenpeace.

veja as fotos em:

http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/noticias/greenpeace-re-ne-cerca-de-2-mi

Nenhum comentário: